• Entrega Imediata
  • Lançamento
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Manual de Direito Internacional Público - 27ª Edição 2025

  • ISBN:

    9788553625277

  • Edição: 27|2025
  • Editora: SaraivaJur

Paulo Borba Casella e Hildebrando Accioly

R$  330,00
In stock
SKU
42216755
ou em até 10x de R$ 33,00
< >
Consciente da importância de equilibrar inovação, formação e o legado de ACCIOLY e NASCIMENTO E SILVA, o Manual de Direito Internacional Público chega à 27ª edição, trazendo reflexões sobre mudanças institucionais nas relações internacionais atuais.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 784
  • Publicação: 06/03/2025
  • Capa: Brochura
  • Peso: 1,23 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Consciente da necessidade de equilibrar conteúdo inovador, objetivo formador e o legado de ACCIOLY e NASCIMENTO E SILVA, esta 27a edição deste Manual de direito internacional público não se furta a introduzir aqueles que iniciam seus estudos na disciplina às reflexões críticas sobre as fundações do direito internacional ou sobre as modificações institucionais atualmente em curso nas relações internacionais. É isso que garante a permanente aceitação deste Manual em numerosas instituições em todo o Brasil.

Esta nova edição incorpora atualizações sobre as discussões historiográficas acerca do direito internacional e, nesse sentido, reafirma a importância de fortalecer o multilateralismo na contemporaneidade como condição perene para a condução jurídica e pacífica do dia a dia – e não somente das crises – das relações internacionais. Além de mencionar o Pacto pelo Futuro – recém-adotado pela Organização das Nações Unidas em setembro de 2024, são introduzidas nesta edição reflexões sobre o papel da Organização Internacional do Trabalho e de Organizações Não Governamentais na reconstrução das normatividades do direito internacional. Temas como a regulação internacional da inteligência artificial e da taxação dos super-ricos são igualmente abordados dentro da perspectiva de evidenciar a função central desempenhada pelo multilateralismo.

Esta nova edição reforça sua preocupação com a formação de juristas e de internacionalistas centrada na proteção internacional dos Direitos Humanos. Além de atualizações sobre decisões e avaliações do Conselho de Direitos Humanos e da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a condição dos Direitos Humanos no Brasil, considerações sobre alterações recentes na legislação brasileira foram adicionadas – tais como, a Emenda Constitucional n. 131, de 3 de outubro de 2023, a Lei n. 13.260, de 16 de março de 2016 (Lei Antiterrorismo) e a Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017 (Lei de Migração) – no sentido de evidenciar nelas também a preocupação com a proteção dos Direitos Humanos.

Assim, este Manual acompanha as modificações institucionais e estruturais mais profundas que caracterizam movimento regulatório internacional contemporâneo. E isso sem jamais ignorar a necessidade de manter o conjunto em extensão palatável para ministrar cursos de graduação em Direito Internacional em faculdades de Direito ou de Relações Internacionais.

O direito internacional é método, mas também filosofia de vida para a convivência harmoniosa da humanidade. Assegurar a perpetuação consciente e responsável desse método, bem como discutir parte das inovações por ele vivenciadas, é o papel deliberadamente reiterado por esta nova edição do Manual.

Introdução: noção, objeto e método

Definição e denominação

1. DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

2. FUNDAMENTO, FONTES E CODIFICAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL

3. ESTADO COMO SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL

4. ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

5. SER HUMANO NO DIREITO INTERNACIONAL

6. TERRITÓRIO

7. PROTEÇÃO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

8. SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS NO DIREITO INTERNACIONAL

9. USO DA FORÇA E GUERRA NO DIREITO INTERNACIONAL

Abreviaturas

Bibliografia básica

Bibliografia recomendada

Hildebrando Accioly foi diplomata de carreira e jurista brasileiro. Em duas ocasiões, em 1947 e 1948, foi ministro interino das Relações Exteriores, na ausência do Chanceler Raul Fernandes. Jurista especializado em direito internacional público e catedrático de direito internacional público na Faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo. (in memoriam)

Geraldo E. do Nascimento e Silva formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil em 1942. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores mediante concurso (2º lugar), também em 1942. Serviu como encarregado de negócios em Londres e Tel-Aviv, como cônsul em Rosário e como embaixador na República Dominicana, Bogotá e Viena. Diplomado nos Cursos do Instituto Rio Branco. (in memoriam)

Paulo Borba Casella é Professor Titular de Direito Internacional Público da USP. Livre-Docente em Direito Internacional e Doutor em Direito pela USP.