• Entrega Imediata
  • Lançamento

e-Book

E-book Manual de Processo Coletivo - 2ª Edição 2025

  • ISBN:

    9788553624041

  • Edição: 2|2025
  • Editora: SaraivaJur

Humberto Dalla Bernardina de Pinho e José Roberto Mello Porto

R$  255,00
In stock
SKU
42218369
ou em até 10x de R$ 25,50

    Esse(a) e-book é para:

< >
O presente Manual de Processo Coletivo chega para se tornar uma referência sobre o tema. Partindo de ampla análise teórica e jurisprudencial sobre o consagrado microssistema de processos coletivos, os autores constroem profundas bases.
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 400
  • Publicação: 14/04/2025

O Manual de Processo Coletivo mostrou-se um grande desafio, ante a diversidade de institutos, expressões e vocábulos. Aliaram-se, no desenvolvimento deste compêndio, consagrado professor – Humberto Dalla – e ex-aluno da Universidade do Rio de Janeiro, hoje despontando nas letras jurídicas – José Roberto Mello Porto. Com a pureza necessária ao bom entendimento, tem-se obra de fôlego. Eis panorama literário a tornar induvidosa a prevalência do coletivo, diante do individual [...].

Humberto Dalla e José Roberto esmeraram-se na reunião de princípios entrelaçados. A abordagem é fértil e esgota o grande tema – a tutela coletiva. A partir de conceitos essenciais, adentraram o campo da história, da diversificação normativa, sobressaindo o cuidado com aqueles merecedores de atenção especial – os que sofrem com limitações humanas –, a criança, o adolescente, o consumidor – no que, quase sempre, trava luta desequilibrada –, o idoso, a mulher em sociedade míope – machista –, o zelo da coisa pública, que a todos, indistintamente, pertence.

Marco Aurélio Mello

Ministro do Supremo Tribunal Federal

Trecho do Prefácio

Nesta segunda edição, optamos por enfocar a tutela coletiva apenas por sua via principal: os processos coletivos. Assim, pudemos oferecer aos leitores maior verticalidade na abordagem dos diversos instrumentos, extrajudiciais e judiciais, que o ordenamento assegura para a solução coletiva de conflitos, garantindo sua atualização com a jurisprudência dos tribunais superiores e com as tendências doutrinárias e legislativas, a exemplo dos processos estruturantes.

Nota dos autores à 2ª edição

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1 CONCEITOS ESSENCIAIS

Capítulo 2 HISTÓRICO

Capítulo 3 PRINCÍPIOS DA TUTELA COLETIVA

Capítulo 4 MICROSSISTEMA DE TUTELA COLETIVA PELA VIA PRINCIPAL

Capítulo 5 OBJETO

Capítulo 6 TUTELA COLETIVA EXTRAJUDICIAL

Capítulo 7 TUTELA COLETIVA JUDICIAL

Capítulo 8 COMPETÊNCIA

Capítulo 9 CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO DE AÇÃO

Capítulo 10 LITISCONSÓRCIO

Capítulo 11 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

Capítulo 12 RELAÇÃO ENTRE AÇÕES

Capítulo 13 ASPECTOS ECONÔMICOS E ÉTICOS

Capítulo 14 TUTELA PROVISÓRIA

Capítulo 15 CONSENSUALIDADE

Capítulo 16 PROCEDIMENTO

Capítulo 17 MEIOS IMPUGNATIVOS

Capítulo 18 COISA JULGADA

Capítulo 19 LIQUIDAÇÃO

Capítulo 20 EXECUÇÃO

Capítulo 21 PRESCRIÇÃO

Capítulo 22 AÇÃO POPULAR

Capítulo 23 MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

Capítulo 24 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO

Capítulo 25 PROCESSOS ESTRUTURAIS

Bibliografia

Humberto Dalla Bernardina de Pinho

Professor Titular de Direito Processual Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Estácio e no IBMEC. Doutor, Mestre e Graduado pela UERJ. Pós-Doutor pela University of Connecticut School of Law. Foi Promotor e Procurador de Justiça no Estado do Rio de Janeiro. Desembargador do Tribunal de Justiça no Estado do Rio de Janeiro. Professor Emérito da Fundação Escola do Ministério Público do Rio de Janeiro (FEMPERJ) e Conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Palestrante na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Editor da Revista Eletrônica de Direito Processual (REDP) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório da Mediação e da Arbitragem (CNPQ) e integrante do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Membro do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIDP), da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL), da Conferencia Universitaria Internacional para el Estudio de la Mediación y el Conflicto (CUEMYC) e membro-observador do Grupo Europeu de Magistrados pela Mediação (GEMME – Espanha).

José Roberto Mello Porto

Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Teoria Geral do Processo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutor, Doutor e Mestre em Direito Processual pela UERJ. Assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (2020/2021). Diretor de Capacitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Estudos em Processo Civil (2019/2024) e da Comissão de Precedentes Vinculantes, Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) e Incidentes de Assunção de Competência (IAC), da OAB/RJ.