TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - editorasaraiva

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Físico

Conheça mais sobre o produto
Ver amostra e sumário

Comprar em:

Preço de capa: R$ 99,50Nosso Preço: R$ 54,89ou X de

Você economiza: R$ 44,61

Comprar
Ver amostra grátis
Frete grátis

Frete grátis para todo o Brasil.

APROVEITE E COMPRE JUNTO:

CONHEÇA O PRODUTO
SUMÁRIO

Descrição

Então, depois de tanto tempo (quatro, cinco ou seis anos?) no curso de graduação (ou parece que começou ontem?), chegamos próximos da conclusão, da formatura e do início de uma nova fase. Já nos sentimos mais ¿fora¿ da faculdade do que ¿dentro¿. Contudo, ainda falta um último trabalho, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esta última etapa merece muita atenção, afinal, queremos fechar o curso com chave de ouro!
Por meio de uma linguagem simples e jovem abordamos no livro os principais conceitos relativos à pesquisa. Aspectos como relacionamento orientador-orientando e integração do TCC com o mundo acadêmico e profissional, por meio da divulgação dos trabalhos no meio científico, são aspectos diferenciadores desta obra.
Neste livro caminharemos passo-a-passo ao seu lado no TCC. Vamos fazer discussões desde a concepção da ideia, definição dos objetivos, aspectos formais, métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos, estrutura final do trabalho e publicação (em congressos/eventos e em revistas).
Convocamos os(as) principais especialistas do país sobre diversas metodologias de pesquisa, de coleta e de análise e interpretação de dados e evidências, com a missão de apresentar de maneira leve, didática e prática os principais métodos utilizados no TCC. É uma seleção de jogadores e de jogadoras de peso! Alguns dos temas abordados são: pesquisa qualitativa, pesquisa histórica, estudo de caso, pesquisa de arquivo (archival research), levantamento de dados (survey), análise de documentos, entrevistas individuais e em grupo (focus group), questionários, uso de base dados (Economatica®) entre outros.
E mais: você encontrará no decorrer dos capítulos diversos exemplos práticos de pesquisas, com dicas, links para sites, vídeos ou sugestões de softwares e aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento do seu trabalho. Além disso, incluímos também relatos de outros estudantes que já passaram pelo TCC, em que compartilham as experiências deles no decorrer desta jornada.
Acreditamos que o título deste livro resume bem o seu DNA. Afinal, não é apenas mais um livro de TCC: nesta obra encontrará uma abordagem leve, didática, divertida e prática.
Chegou a hora de concluir o curso! Vamos juntos nessa etapa final?

Características

Número de Páginas320
Numero da Edição1
Ano da Edição2019
AcabamentoBrochura
IdiomaPortuguês

Principal

Todos os AutoresSilvia Pereira de Castro Casa Nova, Daniel Ramos Nogueira, Edvalda Araujo Leal, Gilberto Jose Miranda
SumarioPARTE I AFINAL, O QUE É UM TCC?, 1
1 Entendendo o tamanho da encrenca, 2
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO, 2
1.2 DEFINIÇÃO DO TEMA: O COMEÇO DE TUDO, 4
1.3 EQUIPE, 5
1.4 RECURSOS, 6
1.5 MÉTODO, 6
1.6 RELATÓRIO, 9
1.7 FORMA, 9
1.8 A HISTÓRIA DE UM TCC, 10
1.9 TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM CONTABILIDADE E NEGÓCIOS, 17
1.10 O QUE VEM PELA FRENTE, 23

PARTE II INICIANDO A PESQUISA, 25
2 Noções iniciais,26
2.1 ESCOLHER O TEMA, 26
2.2 PROCURAR UM PROBLEMA, 28
2.3 DEFINIR OS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS, 30
2.4 ESCOLHER O ORIENTADOR, 33
2.5 COMO TER CERTEZA DE QUE ESSE É O TEMA E O ORIENTADOR, 35
2.6 ENTENDER OS ASPECTOS FORMAIS, 36
2.7 ESTABELECER UM CRONOGRAMA DE PESQUISA, 42
2.8 COMEÇAR A PESQUISA E DEFINIR LEITURAS, 46
2.9 FAZER OS RESUMOS DAS PRIMEIRAS LEITURAS, 47
2.10 DEFINIR INICIALMENTE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA, 48
2.11 PREPARAR O PROJETO, 50

3 Aspectos formais, 52
3.1 ESTRUTURA DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS, 52
3.1.1 Estrutura do projeto de pesquisa, 53
3.1.2 Estrutura do artigo, 58
3.1.3 Estrutura da monografia, 60
3.1.4 Itens a serem preenchidos na estrutura do projeto, artigo e monografia, 62
3.2 DIRETRIZES E NORMAS ABNT E APA, 65
3.3 CITAÇÕES, 66
3.3.1 Citação direta, 66
3.3.2 Citação indireta, 68
3.3.3 Citação de citação, 69
3.4 REFERÊNCIAS, 69
3.5 ORGANIZADORES DE REFERÊNCIAS: MENDELEY, 73
3.6 PLÁGIO, 74

PARTE III MÉTODOS DE PESQUISA, 77
4 Métodos de pesquisa, 78
4.1 HISTÓRICO, 78
4.2 CONCEITOS GERAIS, 80
4.3 DESENHO DA PESQUISA: PLANEJANDO A COLETA DE DADOS, 82
4.4 ANÁLISES E INTERPRETAÇÃO DE DADOS OU EVIDÊNCIAS, 86
4.5 DICAS DE RECURSOS E FERRAMENTAS, 90

5 Pesquisa histórica, 91
5.1 ESCOLHA EPISTEMOLÓGICA, 93
5.2 ETAPAS DO MÉTODO HISTÓRICO, 98
5.2.1 Primeira fase: encontrar e coletar dados, 98
5.2.2 Segunda fase: interpretação crítica, 102
5.2.3 Terceira fase: interpretação histórica, 104
5.3 A HISTÓRIA DE UM TCC, 107

6 Estudo de caso, 111
6.1 PLANEJANDO UM ESTUDO DE CASO, 115
6.2 CONSTRUINDO EVIDÊNCIAS E COLETANDO DADOS, 118
6.3 ANALISANDO DADOS E INTERPRETANDO AS EVIDÊNCIAS, 125
6.4 CRITÉRIOS DE QUALIDADE DE UM ESTUDO DE CASO, 126
6.5 RELATO DE PESQUISAS E DICAS, 130
7 Pesquisa de arquivo, 134
7.1 ABORDAGEM DE PESQUISA, 137
7.2 PLANEJANDO A COLETA DE DADOS, 139
7.3 ANÁLISES E INTERPRETAÇÃO DE DADOS, 147
7.4 DICAS DE SOFTWARES, 150

8 Levantamento de dados: survey, 153
8.1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO LEVANTAMENTO?, 153
8.2 QUAIS SÃO AS FASES DA PESQUISA POR LEVANTAMENTO?, 154
8.3 QUAL A CLASSIFICAÇÃO DO LEVANTAMENTO?, 155
8.4 COMO PODE SER FEITA A COLETA DE DADOS NO LEVANTAMENTO?, 156
8.5 O QUE É A AMOSTRA NO LEVANTAMENTO?, 159
8.6 COMO DETERMINAR O TAMANHO DA AMOSTRA?, 160
8.7 QUAL O TAMANHO DA AMOSTRA QUE EU PRECISO?, 162
8.8 QUAIS CUIDADOS DEVO TER COM A PESQUISA DE LEVANTAMENTO?, 165

9 Análise de documentos, 167
9.1 ANALISANDO OS DADOS DOCUMENTAIS, 172
9.1.1 Análise de conteúdo, 172
9.1.2 Análise do discurso, 175

10 Entrevistas individuais, 180
10.1 CONCEITOS E HISTÓRICO, 181
10.1.1 No que consiste uma entrevista?, 182
10.1.2 Características das entrevistas, 183
10.1.3 Diferentes tipos de entrevistas, 183
10.1.4 Como optar por um tipo específico de entrevista?, 184
10.1.5 Quais equipamentos devem ser utilizados para a realização de uma entrevista, 185
10.1.7 Cuidando para que tudo dê certo, 186
10.1.8 Relatório de campo, o seu registro pessoal, 188
10.2 ABORDAGEM DE PESQUISA, 189
10.3 PLANEJANDO A COLETA DE DADOS OU CONSTRUÇÃO DE EVIDÊNCIAS, 190
10.3.1 Chegou o momento para a realização da entrevista, 190
10.3.2 Observe seu objetivo para encadear as ideias de forma lógica, 190
10.4 ANÁLISES E INTERPRETAÇÃO DE DADOS OU EVIDÊNCIAS, 193
10.5 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISAS DA AUTORA, 194

11 Entrevistas em grupo (Focus Group), 199
11.1 GRUPO FOCAL: CONHECENDO O MÉTODO, 200
11.2 QUAL O TAMANHO DOS GRUPOS? QUANTOS GRUPOS DEVO FORMAR?, 202
11.3 COMO FORMAR OS GRUPOS?, 204
11.4 CONVIDANDO OS PARTICIPANTES, 206
11.5 CONDUZINDO AS ENTREVISTAS, 209
11.6 ANALISANDO OS DADOS, 212
11.7 FINALIZANDO, 215

12 Elaboração e aplicação de questionários, 216
12.1 O QUE É UM QUESTIONÁRIO?, 217
12.2 COMO É O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO?, 217
12.3 TIPOS DE PERGUNTAS, 219
12.4 TIPOS DE ESCALAS, 223
12.4.1 Escala de Likert, 224
12.4.2 Escala de diferencial semântico, 225
12.5 A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-TESTE, 226
12.6 VALIDADE E CONFIABILIDADE, 227
12.7 APLICANDO QUESTIONÁRIOS, 228
13 Base de dados, 230

13.1 ECONOMATICA, 230
13.1.1 Screening, 232
13.1.2 Matrixx , 236
13.2 BANCO MUNDIAL, 242

14 Colocando o projeto em prática, 245
14.1 PLANO A, PLANO B, PLANO C, 245
14.2 DE VOLTA À LITERATURA, AO CAMPO, À LITERATURA, E AO CAMPO NOVAMENTE, 248

PARTE IV COMO COLOCAR TUDO NO PAPEL?, 253
15 Estrutura do TCC, 254
15.1 TÍTULO, 255
15.2 RESUMO, 256
15.3 INTRODUÇÃO, 258
15.4 REVISÃO DA LITERATURA, 264
15.5 MÉTODOS, 267
15.6 ANÁLISE DE RESULTADOS E DISCUSSÃO, 270
15.7 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 271

16 Onde e como divulgar e publicar,274
16.1 QUAIS AS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO ORAL NOS EVENTOS CIENTÍFICOS?, 277
16.2 POR QUE PARTICIPAR DE CONGRESSOS CIENTÍFICOS? COMO ESCOLHÊ-LOS?, 278
16.3 QUAIS CUIDADOS TOMAR AO FAZER UMA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ORAL?, 281
16.4 QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS A UM PERIÓDICO CIENTÍFICO?, 282
16.5 CUIDADOS IMPORTANTES, 286

Índice remissivo, 289

Referências, 297

Autores

Saraiva Autor PrincipalSilvia Pereira de Castro Casa Nova
Saraiva Autor (2)Daniel Ramos Nogueira
Saraiva Autor (3)Edvalda Araújo Leal

Pergunte e veja opiniões de quem já comprou

LIVROS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

Coleção

LIVROS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

Acessórios

0
Preço Atualizado
R$ 0,00
Comprar