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Preço de capa: R$ 120,50Nosso Preço: R$ 44,40ou X de
Você economiza: R$ 76,10Número de Páginas | 256 |
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Numero da Edição | 3 |
Ano da Edição | 2016 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Todos os Autores | Jose Carlos Barbieri, Jorge Emanuel Reis Cajazeira |
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Sumario | Introdução, 1
CAPÍTULO 1 - Enfoques teóricos,7 1.1 Teoria do Acionista, 8 1.2 Críticas à teoria do acionista, 16 1.3 Teoria das Partes Interessadas, 20 1.3.1 Usos da teoria das partes interessadas, 27 1.4 Teoria do Contrato Social, 29 1.4.1 O contratualismo e a responsabilidade social empresarial, 33 Termos e conceitos importantes, 38 Questões para revisão, 38 Referências, 39 CAPÍTULO 2 - Responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, 43 2.1 As quatro dimensões da responsabilidade social empresarial, 43 2.2 O modelo dos três domínios da responsabilidade social, 45 2.3 Problemas antigos e trajetórias convergentes,50 2.4 Desenvolvimento sustentável, 52 2.5 Empresa sustentável, 55 2.5.1 O modelo triple bottom line, 58 Termos e conceitos importantes, 63 Questões para revisão, 63 Referências, 64 CAPÍTULO 3 - Ética e ética empresarial, 67 3.1 Ética e moral, 69 3.2 Imoral e amoral, 71 3.3 Moral e Direito, 72 3.3.1 Códigos de ética, 75 3.4 Relativismo moral, 77 3.5 Ética empresarial, 79 Termos e conceitos importantes, 81 Questões para revisão, 82 Referências, 82 CAPÍTULO 4 - Teorias éticas, 85 4.1 Ética da virtude, 86 4.2 Ética kantiana, 89 4.3 Utilitarismo, 92 4.4 Ética da responsabilidade, 103 4.5 Ética da globalização, 107 Termos e conceitos importantes, 109 Questões para revisão, 109 Referências, 110 CAPÍTULO 5 - Colocando em prática, 113 5.1 Fontes de princípios diretivos, 115 5.1.1 Direitos humanos, 116 5.1.2 Agenda 21, 121 5.1.3 Declaração sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, 123 5.1.4 Carta da Terra, 124 5.1.5 Pacto global, 127 5.1.6 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 128 5.1.7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 130 5.2 Códigos e regulamentos relativos aos negócios, 134 5.2.1 Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 134 5.2.2 Diretrizes da OCDE para as multinacionais, 136 5.2.3 Combate à corrupção, 137 5.3 Filantropia e investimento social, 141 Termos e conceitos importantes, 144 Questões para revisão, 145 Referências, 146 CAPÍTULO 6 - Instrumentos gerenciais, 149 6.1 Movimento da qualidade, 150 6.2 Normas internacionais de gestão, 154 6.3 Normas de gerenciamento social, 156 6.4 Integrando diferentes sistemas de gestão, 160 6.4.1 Compatibilização de sistemas de gestão, 161 6.5 Comunicação com as partes interessadas, 165 6.6 Governança corporativa, 168 6.6.1 Demonstrativos e relatórios obrigatórios, 172 6.6.2 Sistema de gestão de compliance, 174 6.7 Dificuldades e objeções, 177 Termos e conceitos importantes, 179 Questões para revisão, 179 Referências, 180 CAPÍTULO 7 - A Norma ISO 26000 e seus desdobramentos, 183 7.1 As origens e o processo de elaboração da Norma, 184 7.2 A natureza e o escopo da ISO 26000, 185 7.3 Estrutura e visão geral da Norma, 186 7.4 Princípios da responsabilidade social, 190 7.5 Práticas fundamentais da responsabilidade social, 192 7.5.1 Reconhecimento da responsabilidade social, 192 7.5.2 Identificação e engajamento das partes interessadas, 194 7.6 Temas centrais, 196 7.6.1 Governança organizacional, 197 7.6.2 Questões de responsabilidade social, 198 7.7 Integração da responsabilidade social por toda organização, 200 7.7.1 Comunicação sobre responsabilidade social, 202 7.7.2 Fortalecimento da credibilidade, 204 7.7.3 Pequenas e médias empresas e organizações, 205 7.8 Benefícios esperados, 206 7.9 O futuro da ISO 26000, 208 7.10 A norma brasileira de responsabilidade social - NBR 16001, 211 7.10.1 Auditoria e certificação, 216 7.11 A norma IQNet SR 10, 217 Termos e conceitos importantes, 221 Questões para revisão, 221 Referências, 222 CAPÍTULO 8 - Considerações finais, 223 Posfácio, 227 Glossário, 229 Referências, 232 Índice remissivo, 233 |
Saraiva Autor Principal | Jose Carlos Barbieri |
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Saraiva Autor (2) | Jorge Emanuel Reis Cajazeira |