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Você economiza: R$ 31,60Número de Páginas | 192 |
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Numero da Edição | 1 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Todos os Autores | Nelson Ludovico |
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Sumario | CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À GESTÃO ESTRATÉGICA, 03
Objetivos do capítulo, 03 1.1 Introdução, 03 1.2 Gestão estratégica como ferramenta no ambiente competitivo de negócios, 04 1.2.1 Avanços tecnológicos: revolução tecnológica e inovação, 05 1.2.2 Mindset dos executivos, 08 1.2.3 Hipercompetição, 08 1.2.4 Globalização e manobras globais envolvendo produtos, preços, barreiras, 08 1.2.5 A era da informação e da velocidade, 13 1.2.6 A sociedade do conhecimento, 14 1.2.7 Flexibilidade estratégica, 16 1.2.8 Facilidade em introduzir novos produtos e serviços nos mercados, 17 1.3 Conceitos importantes para o processo de gestão estratégica, 18 1.3.1 Competitividade estratégica, 18 1.3.2 Plano estratégico, 18 1.3.3 Vantagem competitiva, 19 1.3.4 Flexibilidade estratégica, 20 1.4 Modelos usados no processo de gestão estratégica, 22 1.4.1 I/O model, 23 1.4.2 Resource-based Model (RBM), 23 1.4.3 Workshop estratégico, 24 1.4.4 Os três níveis de planejamento em organizações típicas, 24 1.4.5 Metodologia para elaborar o plano de negócios, 24 1.5 Considerações finais, 28 Resumo, 29 Questões para discussão, 29 CAPÍTULO 2 ORGANIZAÇÃO DE PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA, 31 Objetivos do capítulo, 33 2.1 Introdução, 33 2.2 Etapa de organização do projeto e elaboração de controle e acompanhamento, 34 2.2.1 Fase 1: estabelecer compromisso gerencial, 35 2.2.2 Fase 2: planejamento, gestão e controle do projeto, 42 Resumo, 43 Questões para discussão, 44 CAPÍTULO 3 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO, 45 Objetivos do capítulo, 47 3.1 Introdução, 47 3.2 Divisões do ambiente externo da organização, 48 3.3.1 O ambiente geral, 48 3.3.2 O ambiente da indústria, 55 3.2.3 Ambientes dos concorrentes, 58 3.3 Diagnóstico empresarial - Análise Externa, 59 3.4 Análise SWOT: as oportunidades e ameaças e o impacto em estratégias, 61 3.5 Os segmentos do ambiente geral, 62 3.5.1 Segmento demográfico, 62 3.5.2 Segmento econômico, 62 3.5.3 Segmento político / legal, 62 3.5.4 Segmento sociocultural, 63 3.5.5 Segmento tecnológico, 63 3.5.6 Segmento natural, 63 3.5.7 Segmento global, 63 3.6 Análise da indústria - Modelo das Cinco forças, 64 3.6.1 Análise do Modelo das Cinco Forças - Barreira de entrada a novos entrantes, 64 3.6.2 Análise do Modelo das Cinco Forças - Poder de barganha dos fornecedores, 66 3.6.3 Análise do Modelo das Cinco Forças - Poder de barganha dos compradores, 67 3.6.4 Análise do Modelo das 5 Forças - Poder de barganha dos concorrentes, 68 3.6.5 Análise do Modelo das 5 Forças - Ameaça de produtos substitutivos, 69 3.7 Métodos de previsão, 70 Resumo, 71 Questões para discussão, 71 CAPÍTULO 4 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO, 75 Objetivos do capítulo, 77 4.1 Introdução, 77 4.2 Análise interna da organização, 79 4.2.1 Valor, 79 4.2.2 Recursos, 79 4.2.3 Capacitação, 79 4.2.4 Competência central, 80 4.2.5 Pontos fracos, 80 4.2.6 Pontos fortes, 80 4.3 Diagnóstico empresarial - Análise interna, 80 4.3.1 Bases para desenvolver a fase de análise interna, 80 4.3.2 O desempenho organizacional, 84 4.3.3 Análise da estrutura organizacional, 85 4.3.4 Analisar o conjunto de capacitações ou habilidades disponíveis, 85 4.3.5 Análise das competências centrais, 86 4.3.6 Expectativas dos grupos de interesse, 87 4.3.7 Análise da cultura organizacional, 88 4.3.8 Análise dos processos organizacionais, 90 4.3.9 Analisar sistemas e tecnologias, 91 4.3.10 Analisar a terceirização de atividades, 91 4.3.11 Analisar posição financeira, 92 4.3.12 Analisar os principais concorrentes, 92 4.4 Sumário da análise do ambiente interno, 93 4.5 Pontos forte e fracos da organização, 94 4.6 Produtos acabados esperados, 96 Resumo, 96 Questões para discussão, 96 CAPÍTULO 5 VISÃO, MISSÃO, VALORES, OBJETIVOS E METAS, 107 Objetivos do capítulo, 109 5.1 Introdução, 109 5.2 Conceitos importantes a serem discutidos no workshop estratégico, 110 5.2.1 Princípios, 111 5.2.2 Visão, 112 5.2.3 Missão, 113 5.2.4 Objetivos, metas, estratégias, 114 5.2.5 Desempenho classe mundial, 115 5.2.6 Marcas, relacionamentos, capital intelectual: ativo intangível se tornando fonte importante de valor organizacional, 116 5.2.7 A organização interconectada, na cadeia de valor da indústria, é uma especialista diferente, 117 5.3 A condução do workshop estratégico - Determinação da visão, missão, valores, objetivos e metas, 118 5.3.1 Condução do workshop, 119 5.3.2 Os princípios organizacionais a serem seguidos, 120 5.3.3 Estruturação da visão pelos executivos participantes, 120 5.3.4 Reavaliação dos valores organizacionais, 123 5.3.5 Missão, 124 5.3.6 Estruturação da missão pelos executivos participantes, 125 5.3.7 Objetivos e metas, 125 5.3.8 Identificar barreiras aos resultados pretendidos com o workshop, 127 5.4 Desenvolver opções estratégicas, 128 5.4.1 Avaliar opções estratégicas frente à realidade e ao futuro almejado, 129 5.5 O produto acabado do workshop, 129 Resumo, 129 Questões para discussão, 130 CAPÍTULO 6 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, 131 Objetivos do capítulo, 133 6.1 Introdução, 133 6.2 Conceitos básicos associados com estratégias, 134 6.2.1 Estruturas organizacionais envolvidas em estratégias, 134 6.2.2 Estratégias e projetos de implementação, 134 6.2.3 Frequência de revisão das estratégias, 135 6.2.4 Estratégias e maturidade organizacional, 135 6.2.5 Escolha estratégica, 137 6.3 A condução do workshop estratégico - Determinação da(s) estratégia(s), 142 6.3.1 Condução do workshop, 143 6.3.2 Elaboração da matriz de projetos, 144 6.3.3 Confirmação do cenário proposto e dos impactos sobre lucro, recursos e riscos, 145 6.3.4 Comunicação preliminar das estratégias e dos projetos, 146 6.4 O produto acabado do workshop, 146 Resumo, 147 Questões para discussão, 147 CAPÍTULO 7 ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS, 151 Objetivos do capítulo, 153 7.1 Introdução, 153 7.2 A elaboração do business case, 154 7.2.1 Fase 1 - Revisão de estratégias e seus projetos, 155 7.2.2 Fase 2 - Consolidação do business case, 161 7.3 Desenvolver sistema de acompanhamento do plano de negócios, 164 7.4 Modelo geral business case para planejamento estratégico de negócios, 165 Questões para discussão, 168 CAPÍTULO 8 PLANO DE IMPLANTAÇÃO, 169 Objetivos do capítulo, 171 8.1 Introdução, 171 8.2 Fase de planejamento e organização, 172 8.3 Fase de administração do projeto de negócios da área usuária, 174 8.4 Fase de controle do projeto de negócios da área usuária, 174 8.5 Problemas em projetos estratégicos, 176 8.6 Benefícios da gestão de projetos estratégicos pelas áreas usuárias, 176 8.7 Considerações finais, 176 Resumo, 177 Questões para discussão, 177 REFERÊNCIAS, 179 |
Saraiva Autor Principal | Nelson Ludovico |
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