Sala de Aula Digital - Uma Introdução à Cultura Digital Para Educadores - editorasaraiva

Sala de Aula Digital - Uma Introdução à Cultura Digital Para Educadores - Físico

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SUMÁRIO

Descrição

As novas tecnologias estão cada vez mais difundidas na sociedade, o que faz com que o dia a dia das crianças e jovens esteja imerso nesse novo ambiente. Assim, a escola não pode manter-se isolada desse processo de mudança e a inclusão dessa cultura digital na sala de aula faz-se cada vez mais urgente. Diante desse cenário, questionamentos são frequentes: Por que as novas tecnologias têm sido tão mal utilizada nas escolas? Como fazer que o uso dos computadores no sistema educacional não acabe como outras tecnologias: de panaceias a ferramentas esquecidas no fundo dos armários? Como utilizar de forma eficiente e eficaz os recursos existentes, tais como a Internet, os softwares educacionais, os aplicativos no processo educacional? Qual a metodologia adequada para integrar a tecnologia à Educação? Sala de aula digital discute tais questões, oferecendo ferramentas para que os educadores possam fundamentar e utilizar a cultura digital a serviço de sua principal atividade: a arte de educar.

Características

Número de Páginas152
Numero da Edição1
Ano da Edição2013
AcabamentoBrochura
IdiomaPortuguês

Principal

Todos os AutoresDilermando Piva Junior
SumarioPARTE I - Mudar para quê? Para que mudar?

CAPÍTULO 1 - De átomos para bits, de massa para moléculas, 3
Para saber mais, 7
Atividades propostas, 9
Bibliografia sugerida, 10

CAPÍTULO 2 - Tecnologia: solução dos problemas?, 11
Para saber mais, 18
Atividades propostas, 20
Bibliografia sugerida, 20

PARTE II - Compreender para mudar

CAPÍTULO 3 - Recursos tecnológicos, 25
3.1 Hoje, 26
3.1.1 Laboratórios de informática, 26
3.1.2 Computador(es) dentro da sala de aula, 30
3.2 O Futuro, 33
Para saber mais, 35
Atividades propostas, 36
Bibliografia sugerida, 36

CAPÍTULO 4 - Softwares educacionais, 37
4.1 Introdução, 37
4.2 O computador como meio ou fim do processo?, 39
4.2.1 O computador como fim do processo, 40
4.2.2 O computador como meio do processo, 43
Para saber mais, 53
Atividades propostas, 56
Bibliografia sugerida, 57

CAPÍTULO 5 - Internet, 59
5.1 Introdução, 59
5.2 Exemplos de utilização da internet, 63
5.2.1 Nacionais, 63
5.2.2 Internacionais, 64
5.2.3 Língua Portuguesa/Literatura, 65
5.2.4 Matemática, 65
5.2.5 História, 66
5.2.6 Geografia, 67
5.2.7 Língua Estrangeira, 67
5.2.8 Artes, 68
5.2.9 Educação Física, 69
5.2.10 Física, 69
5.2.11 Química, 70
5.2.12 Biologia, 71
Para saber mais, 72
Atividades propostas, 81
Bibliografia sugerida, 81

CAPÍTULO 6 - Comunidades, colaboração e conectividade, 83
6.1 Introdução, 83
6.2 Blog, 84
6.3 Twitter, 85
6.4 Facebook, 87
6.5 YouTube, 87
6.6 Skype, 88
6.7 Wiki, 89
6.8 Mundos virtuais 3D e simulações, 89
Para saber mais, 91
Atividades propostas, 93
Bibliografia sugerida, 93

PARTE III - Não lamente... faça!

CAPÍTULO 7 - O planejamento, 97
7.1 Introdução, 97
7.2 O planejamento,100
7.3 Um exemplo de processo de planejamento (simples), 101
Para saber mais, 109
Atividades propostas, 112
Bibliografia sugerida, 112

CAPÍTULO 8 - Mudança de postura das pessoas envolvidas, 113
Para saber mais, 118
Atividades propostas, 119
Bibliografia sugerida, 120

CAPÍTULO 9 - A integração da tecnologia, 121
Para saber mais, 129
Atividades propostas, 130
Bibliografia sugerida, 131

CAPÍTULO 10 - O futuro, 133

Referências, 135

Autores

Saraiva Autor PrincipalDilermando Piva Junior

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