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Você economiza: R$ 67,65Número de Páginas | 400 |
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Numero da Edição | 2 |
Ano da Edição | 2020 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Todos os Autores | Maria Celia Bastos Pereira |
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Sumario | capítulo 1 - Gestão de pessoas em uma organização e como essa prática afeta os resultados
Por que gerenciar pessoas é essencial para as organizações?,1 Desafios em gestão de pessoas,2 Globalização, 3 Revolução da informação e do conhecimento , 3 Mudança nas relações de trabalho, 4 Excepcional demanda por talentos, 5 Tecnologia, 6 Inteligência artificial e o RH,7 Negociação, 7 Empreendedorismo,8 Eficácia das práticas de RH na organização, 8 Quem é responsável pela gestão de RH nas organizações?,8 O RH como vantagem competitiva, 9 estudo de caso 1.1, 10 questões,11 capítulo 2 - Gestão estratégica versus gestão tradicional de pessoas Por que escolher entre a abordagem estratégica e a abordagem tradicional de pessoas?,13 RH estratégico e tradicional, 16 Como o RH estratégico pode ajudar a organização?,17 Elemento 1: ligar as pessoas à estratégia e às operações,17 Elemento 2: desenvolver o pool de liderança por meio de melhoria contínua, profundidade na sucessão e redução do risco de retenção, 18 Elemento 3: lidando com aqueles que têm mal desempenho,18 comentário de consultoria, 20 A escolha entre RH estratégico e tradicional,22 Questões, 23 capítulo 3 - Papel dos gestores no gerenciamento de pessoas Por que ter funcionários motivados, desenvolver e reter talentos se constitui em um diferencial competitivo para o negócio da empresa?,25 Transformação dos papéis e das funções gerenciais, 26 Motivação e incentivo,29 Na prática, o que funciona, 38 comentário de consultoria, 39 estudo de caso 3.1, 40 Capital intelectual,41 Desenvolvimento e retenção de talentos, 43 estudo de caso 3.2,44 questões, 46 capítulo 4 - Recrutamento e seleção O processo de recrutamento e seleção, para ser eficaz, requer muito mais que atrair e contratar pessoas?,49 Análise do perfil do cargo,51 Como obter todos esses dados?,53 Praticando,53 Recrutamento,55 O que é recrutamento?,55 Recrutamento interno, 57 Recrutamento externo,58 Praticando,59 comentário de consultoria, 59 Recrutamento pela internet e mídias sociais,59 Seleção, 61 Processo seletivo, 62 lembrete de consultoria,63 Entrevista de seleção, 64 O papel do entrevistador, 66 Verificação de referências,68 Exame médico, 68 alerta de consultoria,68 Seleção de minorias, 68 uma chance para os párias, 70 ajuste emocional e contratação negligente,72 questões, 73 capítulo 5 - Adaptação do novo funcionário à organização Por que existe a necessidade de o funcionário participar de um treinamento de integração e fazer um contrato psicológico com seu gestor durante o processo de adaptação à empresa?,75 Treinamento de integração, 78 comentário de consultoria, 79 treinamento na walt disney world, 80 Integração dos participantes, 81 Apresentação do objetivo e do programa de treinamento, 81 Histórico da empresa,81 Negócio da empresa, 81 Missão,81 Princípios e valores, 82 Clientes e parceiros, 82 Organograma da empresa, 82 Políticas de recursos humanos, 82 Setor de pessoal, 82 Saúde, segurança e medicina do trabalho, 82 Visita às dependências da organização,83 Avaliação final, 83 Contrato psicológico,84 Por que fazer um contrato psicológico?,84 comentário de consultoria, 85 questões, 86 capítulo 6 - Comunicação como fio condutor do comprometimento Por que ter uma comunicação eficaz constitui um diferencial para uma empresa?,87 Comunicação,89 Comunicação e relações interpessoais,91 Praticando,92 Área aberta,92 Área cega,93 Área oculta,94 Área desconhecida, 94 Por que é difícil receber feedback? ,95 Por que é difícil dar feedback?,96 Como superar as dificuldades de dar e receber feedback?,97 Os cinco elementos críticos da comunicação,98 Praticando,100 Barreiras de comunicação,100 O que fazer diante das barreiras de comunicação?,101 Comunicação organizacional, 102 Comunicação interna, 104 Comunicação interna informal, 107 Comunicação pela internet, 108 exemplo 6.1: não existe problema sem solução, 109 Algumas ações para tornar a comunicação mais eficaz,110 estudo de caso 6.1,111 questões,116 capítulo 7 - Avaliação de desempenho A avaliação de desempenho deve ser um instrumento que potencialize os resultados empresariais e sirva de oportunidade para o desenvolvimento do funcionário?,117 Avaliação de desempenho,119 observe na prática,121 estudo de caso 7.1, 124 praticando,129 O papel do avaliador e o processo de feedback, 130 Ser descritivo em vez de avaliativo, 131 Ser específico em vez de geral, 131 Considerar as necessidades tanto do comunicador como do receptor, 131 Enfocar algo que seja útil e viável, 131 tome nota,132 Ser solicitado em vez de imposto,132 Ser oportuno,132 Ser exemplificado,132 Ser direto com a pessoa que participou do evento ocorrido,132 Passos para a avaliação de desempenho,134 Efeito de halo, 135 Erro de tendência central, 135 Erro por condescendência ou rigidez,136 Erro de efeito de contraste (ou contrários),136 Erros de tendência pessoal,136 Apego excessivo ao formulário,136 Falta de observação contínua e sistemática,136 Métodos de avaliação de desempenho, 137 comentário de consultoria, 137 Método da escala gráfica,138 Método da escolha forçada,138 Método de frases descritivas,139 Método de pesquisa de campo,139 Método dos incidentes críticos, 140 Método de comparação aos pares, 140 Método da autoavaliação,140 Método da avaliação por resultados, 140 Implantação da avaliação de desempenho,141 comentário de consultoria,141 Primeiro passo: definir objetivos, 142 Segundo passo: escolher o método, 142 Terceiro passo: desenvolver o instrumento de avaliação, 142 comentário de consultoria,143 Quarto passo: capacitar os avaliadores para realizar a avaliação,143 Quinto passo: analisar os resultados,143 Sexto passo: implementar plano de ação,143 Sétimo passo: gerenciar o desempenho,144 estudo de caso 7.2,144 questões,145 capítulo 8 - Paradigmas atuais da gestão de desempenho Como as abordagens feedback 360° e gestão por competências contribuem para a melhoria dos resultados das empresas?,147 Feedback 360°,149 estudo de caso 8.1, 153 praticando,157 Gestão por competências, 157 Praticando,158 Sete motivos para ter competência,164 Gestão por competências: aplicações práticas, 167 Implantação de um programa de competências, 168 estudo de caso 8.2, 171 comentário de consultoria,176 questões, 176 capítulo 9 - Remuneração tradicional: cargos, salários e benefícios É importante ter um sistema de cargos, salários e benefícios que, na percepção do funcionário, seja um fator de recompensa pelo trabalho realizado?,177 Estruturação de cargos e salários, 179 Termos a serem utilizados em cargos e salários, 180 Política salarial,180 Coleta de dados,180 Análise de cargos,180 Descrição de cargos,180 Avaliação de cargos, 181 Pesquisa salarial, 181 Estrutura salarial, 181 Critérios de enquadramento, 181 Plano de cargos e salários, 182 Praticando,184 Praticando,189 Métodos de avaliação de cargos,189 Método de avaliação por escalonamento, 189 Método de avaliação por pontos, 192 Fatores de avaliação,192 Pesquisa salarial,194 Política salarial e tabela salarial,195 Benefícios, 196 Benefícios obrigatórios no Brasil, 198 estudo de caso 9.1,200 questões,200 capítulo 10 - Participação em lucros e resultados Por que ter uma parte da remuneração variável, como a participação em lucros e resultados, contribui para a vantagem competitiva da organização?,203 Remuneração variável,204 Participação em lucros e resultados,206 comentário de consultoria, 208 Exemplos brasileiros,211 Exemplo 10.1, 211 Exemplo 10.2,212 estudo de caso 10.1,213 questões,215 capítulo 11 - Cultura organizacional A cultura de uma empresa define sua visão do negócio, suas políticas internas e sua flexibilidade ou rigidez em relação às mudanças?,217 Cultura organizacional,218 Praticando,219 Como as culturas das organizações são formadas, 220 Cultura organizacional e seus estados compartilhados,220 Consequências e implicações da cultura organizacional, 224 Cultura e clima organizacional, 224 Gerenciamento da cultura,225 Cultura organizacional versus mudanças e inovações, 226 estudo de caso 11.1, 230 questões,231 capítulo 12 - Qualidade de vida no trabalho A qualidade de vida no trabalho dos funcionários de uma organização faz toda a diferença no atendimento aos clientes?,233 Qualidade de vida no trabalho, 236 Qualidade de vida e gestão de pessoas, 237 comentário de consultoria, 238 comentário de consultoria, 239 comentário de consultoria, 241 Programas de qualidade de vida no trabalho, 242 Alguns modelos de QVT,244 Como medir a qualidade de vida no trabalho, 247 alerta de consultoria,247 comentário de consultoria, 249 Implantação de um programa de QVT,249 estudo de caso 12.1, 250 questões,253 capítulo 13 - Aprendizagem organizacional Qual é a importância do treinamento e desenvolvimento na retenção de talentos e transferência do conhecimento na organização?,255 Treinamento e desenvolvimento,257 Modalidades de treinamento e desenvolvimento, 258 Etapas do treinamento, 259 Levantamento de necessidades, 259 comentário de consultoria, 260 Programação, seleção e organização de conteúdo, 263 Métodos e técnicas de treinamento, 263 Uso de exercícios estruturados, 265 Aprendizagem vivencial, 265 alerta de consultoria,266 Relato, 267 Processamento,267 Generalização,268 Aplicação,268 Praticando,270 Execução do treinamento,271 Avaliação,271 Educação corporativa, 272 estudo de caso 13.1, 277 questões, 278 capítulo 14 - Relações trabalhistas e empresariais Por que as relações de trabalho são um diferencial para a consecução dos objetivos organizacionais e um diferencial competitivo para as empresas?,279 Relações trabalhistas,281 estudo de caso 14.1, 286 brasileiros valorizam as boas relações de trabalho, 287 Relações empresariais, governança corporativa e compliance,. 287 O que é governança corporativa?,288 Governança e compliance são a mesma coisa?,288 Sindicalismo,289 Praticando,289 estudo de caso 14.2, 294 questões, 295 capítulo 15 - Planejamento de carreira O planejamento de carreira é um instrumento que pode levá-lo mais longe em sua vida profissional?, 297 Carreira,298 as 5 fases da vida para construir a carreira, 301 Etapas da carreira, 304 Praticando,305 estudo de caso 15.1, 309 questões, 313 capítulo 16 - Saúde e segurança no trabalho A construção de uma nova realidade de saúde e segurança no trabalho exige a parceria de todos, 315 Segurança e saúde no trabalho,318 Seguro de Acidente do Trabalho (SAT),321 Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), 322 Comissão Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (CIPA),322 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO),325 Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP),326 Inspeções de segurança, 327 Doenças ocupacionais,328 Estresse,328 Controle do estresse, 330 Adaptação da pessoa ao ambiente, 330 Estressores,331 Como lidar com o estresse, 331 bom exemplo,332 Depressão,332 Perda auditiva induzida por ruído,333 LER/DORT,333 Doenças pulmonares,335 Silicose, 335 Sintomas e diagnóstico, 336 Prevenção, 336 Tratamento,337 boa notícia,337 estudo de caso 16.1,338 questões, 339 capítulo 17 - Liderança, gerência e poder O líder pode transformar a sua realidade, a das pessoas que o cercam, mudar a organização, o mercado e até o país?,341 líder ou super-herói?,343 Liderança organizacional, 344 Teorias e abordagens de liderança,346 Liderança, gerência e poder,349 Quais são as qualidades necessárias para que um dirigente se torne líder?,351 praticando,351 Novos modelos de liderança,356 aprenda a servir, 360 comentário de consultoria, 366 estudo de caso 17.1, 368 questões, 372 capítulo 18 - Coaching Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando resultados,373 Coaching: o processo da excelência profissional,374 Coaching no desenvolvimento de coaches internos, 374 Coaching executivo e seus benefícios na liderança,375 Gestão de pessoas com coaching e seus diferenciais,376 Benefícios do coaching na gestão de pessoas, 376 Para a organização, 376 Para o gestor de pessoas,377 Referências,379 |
Saraiva Autor Principal | Maria Celia Bastos Pereira |
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