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Número de Páginas | 616 |
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Numero da Edição | 12 |
Ano da Edição | 2020 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Data de Fechamento | 23/01/2020 |
Todos os Autores | Erival da Silva Oliveira |
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Sumario | Nota do Autor,9
PRIMEIRA PARTE - TEÓRICA 1. Poder Constituinte,25 1.1. Poder Constituinte Originário, de 1.º grau, primário ou genuíno, 25 1.2. Poder Constituinte Derivado de reforma, de emendabilidade, de 2.º grau, secundário de mudança ou reformador, 26 1.2.1. Espécies de limitações ao Poder Constituinte Derivado, 26 1.3. Poder Constituinte Derivado decorrente ou secundário federativo,28 2. Repartição das competências constitucionais, 31 2.1. Competência não legislativa (administrativa/material), 31 2.2. Competência legislativa, 32 3. Classificação doutrinária da Constituição de 1988, 37 3.1. Quanto à forma,37 3.2. Quanto à elaboração,37 3.3. Quanto à origem,37 3.4. Quanto à estabilidade, alteralidade, consistência ou mutabilidade, 37 3.5. Quanto à extensão , 38 3.6. Quanto à sistematização ou estrutura,38 3.7. Quanto à religião,38 4. Fenômenos ou teorias que surgem com uma nova Constituição, 41 4.1.Recepção,41 4.2. Repristinação,41 4.3. Desconstitucionalização,42 5. Aplicabilidade das normas constitucionais, 45 5.1. Normas constitucionais de eficácia plena , 45 5.2. Normas constitucionais de eficácia contida, 45 5.3. Normas constitucionais de eficácia limitada,46 6. Controle de constitucionalidade,51 6.1. Conceito e origem,51 6.2. Inconstitucionalidade,52 6.2.1. Inconstitucionalidade por ação, 52 6.2.2. Inconstitucionalidade por omissão, 55 6.3. Classificação do controle de constitucionalidade, 56 6.3.1. Quanto ao momento em que é exercido, 56 6.3.1.1. Preventivo, a priori ou priorístico, 56 6.3.1.2. Repressivo, a posteriori, posterior ou sucessivo, 58 6.3.2. Quanto ao número de órgãos encarregados do controle, 59 6.3.2.1. Concentrado, reservado, objetivo, fechado, abstrato ou austríaco,59 6.3.2.2. Difuso, aberto, indireto, subjetivo, ou norte-americano,60 6.3.3. Quanto aos efeitos da decisão, 61 6.3.3.1. Inter partes, 61 6.3.3.2. Erga omnes,62 6.4. As ações do controle concentrado de constitucionalidade (ADIn, ADECON e ADPF), 62 6.4.1. Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica (ADIn/ ADIn Genérica),62 6.4.2. Representação Interventiva (ou Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva - ADIn/ADIn Interventiva), 66 6.4.2.1. ADIn Interventiva Federal, 66 6.4.2.2. ADIn Interventiva Estadual, 66 6.4.3. Ação Direta de Inconstitucionalidade Supridora da Omissão ou por Omissão (ADIn/ADIn-SO, ADIn/ADIn- -PO ou ADO),68 6.4.4. Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADECON/ADECO/ADC) ,71 6.4.5. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF),72 6.4.6. Decisões no controle concentrado de constitucionalidade, 78 6.4.7. Quadro comparativo das ações do controle concentrado, 79 6.5. Atribuição do Advogado-Geral da União, do Procurador-Geral da República e do amicus curiae no controle concentrado de constitucionalidade,80 6.6. Bloco de constitucionalidade, 83 7. Federalismo,85 7.1. Forma do Estado,85 7.1.1. Estado unitário, 85 7.1.2. Estado federal, 85 7.2. Federalismo no Brasil, 85 7.3. Componentes do Estado Federal brasileiro, 86 7.3.1.União,86 7.3.2. Estados federados, 86 7.3.3. Municípios,87 7.3.4. Distrito Federal, 88 7.3.5. Territórios federais, 90 7.4. Vedações constitucionais existentes no federalismo do Brasil, 90 7.5. Princípios constitucionais vinculados ao federalismo, 91 7.5.1. Princípios estabelecidos, 917 7.5.2. Princípios sensíveis, 92 7.5.3. Princípios extensíveis, 92 8. Intervenção federal,93 8.1. Procedimento detalhado, 94 8.1.1. Iniciativa,94 8.1.2. Fase judicial, 95 8.1.3. Decreto interventivo,95 8.1.4. Controle político, 95 8.1.5. Controle jurisdicional, 96 9. Estado de defesa,99 9.1. Controle do estado de defesa, 99 9.1.1. Controle político, 99 9.1.2. Controle jurisdicional, 100 10. Estado de sítio,101 10.1. Controle do estado de sítio, 101 10.1.1. Controle político, 101 10.1.2. Controle jurisdicional,102 11. Nacionalidade,103 11.1. Natureza jurídica do direito da nacionalidade, 104 11.2. Espécies de nacionalidade e peculiaridades, 104 11.2.1. Primária, de origem ou originária, 104 11.2.2. Secundária ou adquirida, 104 11.3. Modos de aquisição da nacionalidade, 104 11.3.1. Critério da origem sanguínea (ius sanguinis),105 11.3.2. Critério da origem territorial (ius solis),105 11.4. Reflexos da nacionalidade, 105 11.5. A nacionalidade no direito constitucional brasileiro, 105 11.5.1. Os brasileiros natos, 106 11.5.2. Os brasileiros naturalizados, 107 11.5.2.1. Naturalização ordinária, 107 11.5.2.2. Naturalização extraordinária,107 11.6. Aspectos jurídicos do brasileiro nato e do naturalizado, 108 11.7. Perda da nacionalidade,109 11.8. Reaquisição da nacionalidade brasileira,110 11.9. Institutos ligados à nacionalidade, 111 11.9.1. Extradição,111 11.9.2. Expulsão,114 11.9.3. Deportação,114 11.9.4. A língua e os símbolos nacionais, 115 11.9.5. Assuntos pertinentes aos estrangeiros, 115 12. Direitos políticos,117 12.1. Cidadania,117 12.1.1. Aquisição da cidadania, 118 12.1.2. Institutos de participação direta do povo,118 12.2. Alistabilidade e elegibilidade, 119 12.2.1. Sufrágio,120 12.3. Sistemas eleitorais,121 12.3.1. Sistema majoritário, 121 12.3.2. Sistema proporcional, 121 12.4. Restrições aos direitos políticos, 122 12.5. Reaquisição dos direitos políticos, 123 12.6. Inelegibilidades,123 12.6.1. Absolutas,123 12.6.2. Relativas,124 12.6.2.1. Restrição por motivos funcionais, 124 12.6.2.2. Restrição por motivo de casamento, parentesco ou afinidade,124 12.6.2.3. Restrição dos militares, 124 12.6.2.4. Restrição por previsões de ordem legal,125 12.6.2.5. Restrição por motivo de domicílio eleitoral na circunscrição,125 12.7. Desincompatibilização,125 12.8. Partidos políticos,127 12.9. Processo judicial eleitoral, 130 13. Poder Legislativo,131 13.1. Peculiaridades do Congresso Nacional, 133 13.1.1. Mesas da Câmara dos Deputados, do Senado e do Congresso Nacional,134 13.1.2. Comissões parlamentares, 134 13.1.3. Polícia e serviços administrativos, 137 13.1.4. Comissão representativa, 137 13.1.5. Funcionamento do Congresso Nacional, 137 13.1.6. Quórum para deliberação, 138 13.1.6.1. Maioria simples, 138 13.1.6.2. Maioria absoluta, 138 13.1.6.3. Maioria qualificada, 139 13.1.7. Prerrogativas dos congressistas, 139 13.1.7.1. Inviolabilidade, 139 13.1.7.2. Imunidade propriamente dita ou imunidade formal ou relativa,139 13.1.7.3. Privilégio de foro,141 13.1.7.4. Limitação ao dever de testemunhar,142 13.1.7.5. Isenção do serviço militar, 143 13.1.8. Incompatibilidades dos congressistas, 143 13.1.8.1. Negociais,143 13.1.8.2. Funcionais, 143 13.1.8.3. Profissionais, 143 13.1.9. Perda do mandato,143 13.1.10. Tribunal de Contas da União, 144 13.2. Espécies normativas,146 13.2.1. Emenda constitucional,146 13.2.2. Lei complementar, 146 13.2.3. Lei ordinária, 147 13.2.3.1. Regime de urgência,149 13.2.4. Medida provisória (art. 62 da CF/88 e EC n. 32/2001),150 13.2.5. Lei delegada, 152 13.2.6. Decreto legislativo,152 13.2.7. Resolução,152 14. Poder Executivo,155 14.1. Composição,155 14.2. Eleição, posse e sucessão, 155 14.3. Iniciativa reservada,156 14.4. Compete ao Presidente da República (art. 84 da CF/88), em especial,157 14.4.1. Participação no processo legislativo, 157 14.4.2. Regulamentação das normas, 157 14.4.3. Atuação no plano internacional, 157 14.4.4. Atuação quanto ao funcionalismo público federal, 158 14.4.5. Atuação em relação às Forças Armadas, 158 14.4.6. Nomeação de autoridades, 158 14.5. Conselho da República e Conselho de Defesa Nacional, 158 14.6. O impeachment,159 14.7. Processo e julgamento do Presidente da República nos crimes comuns,162 14.8. Quadro comparativo do Poder Executivo, 163 15. Poder Judiciário,165 15.1. Garantias constitucionais, 166 15.1.1. Vitaliciedade, 166 15.1.2. Inamovibilidade, 166 15.1.3. Irredutibilidade de subsídio, 166 15.2. Principais pontos da Emenda Constitucional n. 45/2004 Reforma do Poder Judiciário,166 15.3. Supremo Tribunal Federal, 182 15.3.1. Competência do Supremo Tribunal Federal, 182 15.3.2 Súmula vinculante: art. 103-A (EC n. 45/2004), 185 15.4. Superior Tribunal de Justiça, 190 15.4.1. Competência do Superior Tribunal de Justiça, 191 15.5. Reclamação,193 16. Remédios constitucionais,197 16.1. Habeas corpus,210 16.2. Habeas data,219 16.3. Mandado de injunção, 221 16.4. Mandado de injunção coletivo, 225 16.5. Mandado de segurança, 229 16.6. Mandado de segurança coletivo, 234 16.7. Ação popular,236 16.8. O direito de petição, 238 16.9. Ação civil pública,240 16.10. Quadro comparativo dos remédios constitucionais, 242 17. Elementos das Constituições,245 17.1. Elementos orgânicos,245 17.2. Elementos limitativos,245 17.3. Elementos socioideológicos, 245 17.4. Elementos de estabilização constitucional, 246 17.5. Elementos formais de aplicabilidade, 246 18. História das Constituições brasileiras, 247 18.1. Constituição de 1824, 247 18.2. Constituição de 1891, 247 18.3. Constituição de 1934, 248 18.4. Constituição de 1937, 248 18.5. Constituição de 1946, 249 18.6. Constituição de 1967, 249 18.7. Constituição de 1969,249 18.8. Constituição de 1988, 250 19. Princípios constitucionais da Administração Pública, 251 20. Das funções essenciais à Justiça, 255 20.1. O Ministério Público, 255 20.2. A Advocacia Pública, 258 20.3. Da Advocacia e da Defensoria Pública, 258 21. Direitos sociais,261 22. Petições e recursos processuais e prática constitucional, 265 22.1. Petição inicial,266 22.2. Contestação,269 22.3. Embargos de declaração,271 22.4. Agravo de instrumento, 271 22.5. Agravo interno,274 22.6. Agravo em recurso especial e em recurso extraordinário, 274 22.7. Apelação,275 22.8. Recurso extraordinário,277 22.9. Recurso especial,281 22.10. Recurso ordinário constitucional ROC, 283 22.11. Embargos de divergência,285 22.12. Reclamação constitucional, 287 22.13. Parecer,288 22.14. Impugnação ao registro da candidatura, 288 22.15. Ações de investigação judicial eleitoral, 289 22.16. Recurso contra a diplomação, 290 22.17. Ação de impugnação de mandato eletivo, 290 |