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Número de Páginas | 200 |
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Ano da Edição | 2018 |
Acabamento | Brochura |
Numero da Edição | 1 |
Idioma | Português |
Todos os Autores | Tania Maria Vidigal Limeira, Pedro de Luna Freire |
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Sumario | CAPÍTULO 1 - EMPREENDEDORES SOCIAIS E NEGÓCIOS DE IMPACTO, 1
1.1 Empreendedores sociais, 2 1.1.1 Impacto social, 3 1.1.2 Propósito social, 5 1.1.3 Negócios de impacto, 5 1.1.4 Governança participativa, 6 1.1.5 Negócios inclusivos, 6 1.2 Evolução do empreendedorismo social, 8 1.3 Fatores que impulsionam os negócios de impacto, 11 CAPÍTULO 2 - ECOSSISTEMA DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO, 15 2.1 Ecossistema de negócios, 16 2.2 Participantes do ecossistema de inovação, 20 2.2.1 Inovação, 20 2.2.2 Inovação social, 24 2.3 Mapeamento do ecossistema de negócios de impacto, 28 2.4 Redes de colaboração e parcerias, 34 CAPÍTULO 3 - DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, 37 3.1 Desenvolvendo um negócio de impacto social, 38 3.2 Obtenção de dados sobre demandas sociais e políticas públicas, 41 3.2.1 Pesquisas e programas de políticas públicas, 47 3.3 Desenvolvimento sustentável, 47 3.3.1 Mulheres, 48 3.3.2 Crianças e adolescentes, 48 3.3.3 Idosos, 50 CAPÍTULO 4 - CRIAR E VALIDAR A IDEIA DO NEGÓCIO DE IMPACTO, 53 4.1 As fases do ciclo do negócio de impacto, 54 4.1.1 Ideação, 55 4.1.2 Arranque, 63 4.1.3 Crescimento, 64 4.1.4 Maturidade, 65 4.2 Design de serviços, 67 CAPÍTULO 5 - ESTRUTURAR E VALIDAR O MODELO DO NEGÓCIO DE IMPACTO, 71 5.1 Estruturação do modelo do negócio de impacto, 72 5.2 Negócios de base tecnológica, 81 5.3 Cadeias inclusivas de valor, 85 5.4 Validação do modelo de negócios, 86 CAPÍTULO 6 - ASPECTOS LEGAIS E FORMATOS SOCIETÁRIOS, 89 6.1 Tipos de formato societário, 90 6.1.1 Personalidade jurídica, 90 6.1.2 Terceiro setor, 91 6.2 Marco legal do terceiro setor, 96 6.2.1 Formas de parceria, 97 6.3 Formalização dos negócios de impacto, 99 CAPÍTULO 7 - DESENVOLVENDO ALIANÇAS E GOVERNANÇA, 103 7.1 Desenvolvendo alianças estratégicas, 104 7.1.1 Aliança estratégica com participação acionária, 105 7.1.2 Aliança estratégica sem participação acionária, 105 7.1.3 Seleção do parceiro e gestão da aliança, 109 7.2 Participação na economia colaborativa e nas redes de criação, 112 7.3 Implementando uma governança eficaz, 115 CAPÍTULO 8 - FINANÇAS PARA NEGÓCIOS DE IMPACTO, 119 8.1 Ecossistema de finanças sociais, 120 8.2 Mecanismos financeiros, 122 8.2.1 Financiamento coletivo, 122 8.2.2 Investimento anjo, 124 8.2.3 Capital semente, 125 8.2.4 Empréstimos sociais, 126 8.2.5 Fundos de participação, 127 8.2.6 Contratos de Impacto Social, 128 8.2.7 Investimento social privado, 129 8.2.8 Financiamento de bancos e agências de fomento, 130 8.2.9 Microfinanças, 132 CAPÍTULO 9 - MARKETING E COMUNICAÇÃO DO NEGÓCIO DE IMPACTO, 135 9.1 Elaboração do plano de marketing, 136 9.2 As estratégias de marketing para o negócio de impacto, 138 9.2.1 Público-alvo, 139 9.2.2 Posicionamento, 140 9.2.3 O nome da marca, 141 9.2.4 Preços, 142 9.2.5 Distribuição e canais de venda, 142 9.3 Comunicação mercadológica e institucional, 144 CAPÍTULO 1 0 - AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL, 153 10.1 Importância da avaliação de impacto social, 154 10.2 Elaboração do plano de avaliação de impacto, 160 10.3 Retorno social dos investimentos de impacto, 169 REFERÊNCIAS, 175 |
Saraiva Autor Principal | Tania Maria Vidigal Limeira |
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