Comprar em:
Preço de capa: R$ 0,00Nosso Preço: R$ 63,00ou X de
Número de Páginas | 200 |
---|---|
Ano da Edição | 2014 |
Acabamento | Brochura |
Numero da Edição | 1 |
Idioma | Português |
Todos os Autores | Jose Manuel Baptista Meireles de Sousa |
---|---|
Sumario | CAPÍTULO 1 - Perfil do empreendedor internacional e o ambiente de negócios internacionais, 1
1.1 Empreendendo em mercados exteriores, 3 1.2 Perfil do empreendedor internacional, 4 1.3 Competências específicas dos empreendedores internacionais, 6 1.4 Estrutura do comércio exterior brasileiro, 9 1.4.1 Empresas de transporte internacional, 9 1.4.2 Empresas de armazenagem, 10 1.4.3 Operadores portuários, 11 1.4.4 Transitário de carga ou forwarding agent, 11 1.4.5 Empresas de inspeção, 14 1.4.6 Bancos comerciais, 14 1.4.7 Companhias de seguros, 15 1.4.8 Despachantes aduaneiros, 15 1.4.9 Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), 16 1.5 O Ministério da Fazenda, 17 1.5.1 Secretaria da Receita Federal (SFR), 17 1.5.2 Conselho Monetário Nacional (CMN), 17 1.5.3 Banco Central do Brasil (Bacen), 18 1.6 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), 18 1.7 Outros órgãos anuentes, 19 1.8 Organizações e acordos internacionais, 21 1.9 Procedimentos administrativos de comércio exterior, 23 1.9.1 Começar a empreender em mercados exteriores, 24 1.10 O processo administrativo nas importações, 25 1.10.1 Licenciamento das importações, 26 1.10.2 Como entender o processo de despacho aduaneiro de importação, 27 1.10.3 Como entender as modalidades de importação, 28 1.11 Exportação e internacionalização, 29 1.11.1 Como entender o processo de despacho aduaneiro de exportação, 30 1.12 Regimes aduaneiros, 32 1.12.1 Regime especial de trânsito aduaneiro, 33 1.12.2 Admissão temporária, 34 1.12.3 Drawback, 34 1.13 Sistema tributário no comércio exterior, 35 1.13.1 Tributos na importação, 36 1.13.2 O sistema fiscal na exportação, 42 1.13.3 Tratamento tributário no sistema de drawback, 43 1.14 Situações específicas, 45 1.14.1 Importação via courier, 45 1.14.2 Importação e exportação de amostras, 47 Questões para discussão, 47 CAPÍTULO 2 - A negociação internacional, 49 2.1 O processo de negociação internacional, 51 2.2 Planejamento de negociações internacionais, 53 2.2.1 Preparação, 53 2.2.2 Abertura, 55 2.2.3 Apresentação, 56 2.2.4 Lidar com objeções, 56 2.2.5 Fechamento da negociação, 56 2.2.6 Controle/avaliação, 56 2.3 Dicas nas negociações multiculturais, 57 2.4 Estratégias das negociações internacionais, 58 2.5 Rodadas de negócios, 62 2.5.1 Planejamento e preparação de uma rodada de negócios, 64 Questões para discussão, 65 CAPÍTULO 3 - Como fazer negócios com os BRICs, 67 3.1 Os mercados exteriores e as empresas brasileiras, 69 3.2 A Federação Russa, 74 3.2.1 Análise geral sobre o país e o mercado, 74 3.2.2 Aspectos relevantes para negociação, 75 3.2.3 Como localizar produtos e selecionar fornecedores, 76 3.2.4 Oportunidades oferecidas pelo mercado da Federação Russa, 76 3.2.5 Considerações importantes sobre a logística, 77 3.2.6 Preparação de uma viagem de negócios, 77 3.2.7 As oportunidades do mercado russo oferecidas às empresas brasileiras, 78 3.1 A Índia, 80 3.3.1 Análise geral sobre o país e o mercado, 80 3.3.2 A penetração no mercado da Índia, 81 3.3.3 Aspectos relevantes para negociação, 81 3.3.4 Como localizar produtos e selecionar fornecedores, 82 3.3.5 Oportunidades oferecidas pelo mercado da Índia, 82 3.3.6 Procedimentos aduaneiros, 84 3.3.7 Como realizar negócios com empresas indianas, 85 3.3.8 As oportunidades do mercado indiano oferecidas às empresas brasileiras, 86 3.4 A China, 87 3.4.1 Análise geral sobre o país e o mercado, 87 3.4.2 Aspectos relevantes para negociação, 88 3.4.3 Como localizar produtos e selecionar fornecedores e clientes, 89 3.4.4 Como realizar negócios com empresas chinesas, 90 3.4.5 As oportunidades do mercado chinês oferecidas às empresas brasileiras, 91 3.5 O Brasil, 92 3.5.1 Aspectos que os negócios estrangeiros priorizam, 92 Questões para discussão, 93 CAPÍTULO 4 - Formação de preços e custos, 95 4.1 Condicionantes da fixação de preços na exportação, 97 4.2 Preços na exportação, 99 4.2.1 Cálculo do preço de exportação com base no valor de venda no mercado interno, 100 4.2.2 Cálculo do preço de exportação com base na metodologia de custos marginais, 102 4.2.3 Cálculo do preço de exportação com base nos custos reais, 104 4.2.4 Análise comparativa das metodologias apresentadas, 104 4.2.5 Preço adaptado a cada mercado exterior, 105 4.3 Custos e preços na importação, 106 4.3.1 Custos considerados no processo de importação, 106 4.3.2 Exemplo de uma estrutura de custos na importação, 109 Questões para discussão, 114 CAPÍTULO 5 - Global sourcing, 117 5.1 Complexidade da função de compras, 121 5.2 Global sourcing e procurement, 123 5.3 Desenvolvimento de estratégias de global sourcing, 125 5.3.1 Elementos do plano de global sourcing, 126 5.3.2 Seleção de fornecedores, 127 5.3.3 Roteiro para operacionalizar um plano de global sourcing, 128 5.4 Fatores cruciais ao sucesso do processo de compras, 131 5.4.1 Procedimentos alfandegários, 132 5.4.2 Custos com transporte, 134 5.4.3 Custos financeiros, 136 5.4.4 Custos com inspeção de mercadorias, 136 5.4.5 Custos de não cumprimento de contrato, 136 Questões para discussão, 136 CAPÍTULO 6 - Vendas internacionais, 139 6.1 Tipos de exportação, 141 6.2 Para quais mercados exportar?, 142 6.2.1 Análise dos campos da matriz, 145 6.3 Limitações dos critérios de seleção de mercados internacionais, 147 6.4 Como localizar potenciais importadores, 147 6.5 Como preparar a viagem ao exterior, 149 6.6 Perfil do vendedor internacional, 152 Questões para discussão, 153 CAPÍTULO 7 - Pontos críticos das negociações internacionais, 155 7.1 Tipos de riscos em operações de comércio exterior, 158 7.1.1 Riscos comerciais, 158 7.1.2 Riscos financeiros, 159 7.1.3 Riscos cambiais, 164 7.1.4 Riscos aduaneiros, 165 7.2 Contratos em comércio exterior, 166 7.2.1 Contratos non disclosure agreement, 166 Questões para discussão, 170 CAPÍTULO 8 - Desenvolvimento de casos, 171 8.1 Caso para Estudo: Venda de carne bovina para a Rússia, 173 8.2 Caso para estudo: Determinação do preço de exportação, 175 8.3 Caso para estudo: Importação de máquinas de fotocopiar, 178 Referências, 181 |
Saraiva Autor Principal | Jose Manuel Baptista Meireles de Sousa |
---|