• Entrega Imediata
  • Lançamento

e-Book

E-book Curso de Direito Empresarial - Teoria Geral e Direito Societário-vol.1 - 16ª Edição 2025

  • ISBN:

    9788553626793

  • Edição: 16|2025
  • Editora: SaraivaJur

Marlon Tomazette

R$  246,00
In stock
SKU
42217209
ou em até 10x de R$ 24,60

    Esse(a) e-book é para:

< >
O volume 1 do Curso de Direito Empresarial aborda a Teoria Geral e o Direito Societário, oferecendo estudo completo sobre atividade empresarial, marcas, patentes, desconsideração da personalidade jurídica e jurisprudência atualizada.

Conteúdo relacionado

  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 720
  • Publicação: 17/12/2024

O Curso de direito empresarial (3 volumes) tem como objetivo fundamental apresentar um estudo detalhado do direito empresarial em seus vários fragmentos: teoria geral do direito empresarial e direito societário (volume 1), título de crédito (volume 2) e recuperação de empresas e falência (volume 3). Em toda a coleção, faz-se uma análise detalhada da doutrina nacional e estrangeira, clássica e contemporânea, bem como da jurisprudência mais atualizada dos Tribunais nacionais.

Este volume abrange a teoria geral do direito empresarial e do direito societário, da maneira mais didática possível.

Livro para as disciplinas Direito Comercial, Direito Empresarial e Direito Societário dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia. Obra destinada também aos operadores do direito (advogados, juízes, promotores, entre outros), bem como empresários, administradores e contadores que atuam diretamente na área empresarial e especialmente na área do direito societário. Igualmente, destina-se aos estudos para os concursos públicos de nível superior e para as provas da OAB.

Agradecimentos

Apresentação

Parte I

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

1 – Evolução histórica do direito comercial

2 – O “novo” direito comercial/empresarial

3 – Autonomia do direito empresarial

4 – A empresa

5 – Do empresário

6 – Regime empresarial

7 – Auxiliares do empresário

8 – Estabelecimento empresarial

9 – Negócios sobre o estabelecimento empresarial

10 – Sinais distintivos na atividade empresarial: nome empresarial e título de estabelecimento

11 – Marcas

12 – Patentes, modelos de utilidade e desenho industrial

Parte II

DIREITO SOCIETÁRIO

13 – Sociedades: noções gerais

14 – A personalidade jurídica das sociedades

15 – Desconsideração da personalidade jurídica

16 – Classificações das sociedades

17 – Sociedades despersonificadas

18 – Sociedades simples

19 – Sociedades em nome coletivo e em comandita simples

20 – As sociedades limitadas

21 – Dissolução das sociedades no Código Civil

22 – Sociedades anônimas: noções gerais

23 – As sociedades anônimas e o mercado de capitais

24 – Constituição e capital social das sociedades anônimas

25 – Ações

26 – Outros títulos emitidos pelas sociedades anônimas

27 – Acionistas

28 – Acordo de acionistas

29 – Órgãos sociais

30 – Administradores

31 – Aspectos financeiros das sociedades anônimas

32 – Negócios sobre o controle societário

33 – Encerramento da sociedade anônima

34 – Sociedade de economia mista, Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e sociedade em comandita por ações

35 – Transformação, incorporação, fusão e cisão

36 – Relações entre sociedades

37 – Concentração empresarial e defesa da livre concorrência

38 – Cooperativas

39 – Microempresas e empresas de pequeno porte

Referências bibliográficas

Marlon Tomazette é procurador do Distrito Federal, advogado e professor de Direito Empresarial na graduação do Centro Universitário de Brasília (CEUB), na pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e do Instituto de Direito Público (IDP). Graduado pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Direito pelo CEUB. Participou de vários seminários na qualidade de palestrante e tem vários artigos e livros publicados.

E-mail: marlon@direitocomercial.com

Site: www.direitocomercial.com