e-Book
E-book Comentários À Lei de Recuperação de Empresa e Falência - 6ª Edição 2025
-
ISBN:
9788553627196
- Edição: 6|2025
- Editora: SaraivaJur
A despeito de a Lei de Recuperação de Empresas e Falência ter sido promulgada em 2005, questões como a recuperação judicial do empresário rural, a possibilidade de compensação de créditos, os limites e os requisitos da cessão fiduciária de recebíveis a performar, a possibilidade de vencimento antecipado das dívidas em razão do pedido de recuperação judicial, a sujeição do patrimônio de afetação à recuperação, o abuso do direito de voto e tantas outras surgiram apenas nos últimos anos e não encontram interpretação inequívoca extraída do texto da Lei.
O livro resulta das discussões diárias acerca desses temas com os diversos profissionais da área, advogados, administradores judiciais, promotores e juízes, e pretende ser um auxílio aos aplicadores para as soluções dos diversos casos práticos que se apresentam nos processos de falência e recuperação.
A obra reúne toda a evolução da jurisprudência dos Tribunais Superiores e dos Tribunais de Justiça frente às alterações introduzidas na Lei n. 11.101/2005 pelas Leis n. 14.112/2020 e 14.195/2021. Foram incluídos tópicos derivados da jurisprudência mais recente, como o stalking horse bidder, o tratamento das sociedades de propósito específico, a taxa de ocupação, o direito de recesso do acionista, a dinâmica da transação fiscal e da responsabilidade tributária dos sócios, o DIP financing envolvendo partes relacionadas, e a desconsideração da personalidade jurídica no contexto da recuperação judicial, entre outros temas relevantes e contemporâneos.
Esta 6ª edição, como era esperado, traz uma análise detalhada e atualizada, incorporando precedentes recentes, especialmente do STJ, sobre a nova orientação relativa às certidões fiscais. Destaca-se a posição do Ministro Marco Aurélio Bellizze, relator do REsp 2.053.240/SP (DJe 18-10-2023).
Além disso, a obra aprofunda as reflexões sobre o § 3º do art. 49, abordando a alienação fiduciária de bens de terceiros à luz da Lei n. 14.711/2023, o denominado Marco Legal das Garantias. A nova legislação introduziu a possibilidade de constituição de alienação fiduciária superveniente, desde que condicionada à quitação da dívida anteriormente garantida.
Agradecimentos
Prefácio à sexta edição
Prefácio à quinta edição
Prefácio à quarta edição
Prefácio à terceira edição
Prefácio à segunda edição
Prefácio à primeira edição
Introdução
CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
CAPÍTULO II DISPOSIÇÕES COMUNS À RECUPERAÇÃO JUDICIAL E À FALÊNCIA
CAPÍTULO III DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL
CAPÍTULO IV DA CONVOLAÇÃO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL EM FALÊNCIA
CAPÍTULO V DA FALÊNCIA
CAPÍTULO VI DA RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL
CAPÍTULO VI-A DA INSOLVÊNCIA TRANSNACIONAL
CAPÍTULO VII DISPOSIÇÕES PENAIS
CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Referências
Índice Remissivo
MARCELO BARBOSA SACRAMONE é Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP. Advogado e parecerista. Professor de Direito Empresarial no curso de graduação e de mestrado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nos cursos de pós-graduação lato sensu do IBMEC e do INSPER. Ex-juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autor dos livros Manual de Direito Empresarial. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2025; e Administradores de Sociedades Anônimas. São Paulo: Almedina, 2015.