DI 4.0 - Inovação na Educação Corporativa - editorasaraiva

DI 4.0 - Inovação na Educação Corporativa - Físico

Conheça mais sobre o produto
Ver amostra e sumário

Comprar em:

Preço de capa: R$ 101,00Nosso Preço: R$ 41,85ou X de

Você economiza: R$ 59,15

Comprar
Ver amostra grátis
Frete grátis

Frete grátis para todo o Brasil.

APROVEITE E COMPRE JUNTO:

CONHEÇA O PRODUTO
SUMÁRIO

Descrição

Este livro apresenta um panorama inestimável de inovações na educação corporativa, mostrando formas transformadoras e contemporâneas de ensinar e aprender nas organizações, por meio de estratégias (cri)ativas, microaprendizagem, ambientes imersivos, trilhas personalizadas, atividades gamificadas e design instrucional orientado a dados,entre outras práticas. Oferece, também, subsídios para você encomendar ou desenvolver soluções educacionais inovadoras, combinando os fundamentos do design instrucional (DI) com as abordagens do design thinking (DT) e do design da experiência de aprendizagem (LXD). Conta com casos reais e relatos inéditos de gestores da inovação de renomadas instituições, como Fundação Dom Cabral (FDC), Universidade Petrobras (UP) e Universidade Bradesco (UniBrad), com os quais certamente você irá se inspirar e encontrar os caminhos para conquistar a excelência na educação corporativa. É o livro que faltava para aprender como aliar, com agilidade e perspicácia, estratégias inovadoras de ensino a novas tecnologias educacionais na corporação em que você atua.

Características

Número de Páginas296
Numero da Edição1
Ano da Edição2019
AcabamentoBrochura
IdiomaPortuguês

Principal

Todos os AutoresAndrea Cristina Filatro, Carolina Costa Cavalcanti, Delmir Peixoto De Azevedo Junior, Elka Juttel Silva, Osvaldo Nogueira
SumarioPARTE I - BASES TEÓRICAS
1. Inovar com o design instrucional 4.0, 24
1.1 Conceito de DI, 27
1.2 Etapas do DI, 27
1.3 Modelos clássicos de DI, 28
1.3.1 DI fixo, 28
1.3.2 DI aberto, 29
1.3.3 DI contextualizado (DIC), 29
1.4 Modelos ágeis de DI, 31
1.4.1 Rapid Instructional Design (RID), 32
1.4.2 Successive Approximation Model (SAM), 32
1.4.3 Abordagem AGILE, 33
1.4.4 Scrum, 34
1.4.5 Lean Instructional Design (LID), 34
1.5 Modelos emergentes de DI, 36
1.5.1 DT aplicado à educação, 39
1.5.2 Learning Experience Design (LXD), 41
1.6 O paradigma educacional centrado nas pessoas, 45
1.6.1 Aprendizagem baseada em realizações individuais, 47
1.6.2 Aprendizagem baseada em tarefas (ou atividades), 47
1.6.3 Aprendizagem personalizada, 48
1.6.4 Novos papéis, 48
1.6.5 Novo currículo ,49
1.7 DI 4.0, 51

2. Aprender e ensinar de modo inovador nas organizações, 54
2.1 Metodologias inov-ativas: novas formas de aprender e ensinar na educação corporativa, 56
2.1.1 Metodologias (cri)ativas, 56
2.1.2 Metodologias ágeis, 64
2.1.3 Metodologias imersivas, 72
2.1.4 Metodologias analíticas, 83

3. Desenvolver e implementar soluções educacionais inovadoras nas organizações, 92
3.1 DI para um novo ecossistema educacional, 95
3.1.1 Ações formais na educação corporativa, 97
3.1.2 Ações informais na educação corporativa, 100
3.2 As etapas do DI 4.0, 104
3.2.1 Etapa 1 - Compreender o problema, 106
3.2.2 Etapa 2 - Projetar a solução, 118
3.2.3 Etapa 3 - Desenvolver a solução, 128
3.2.4 Etapa 4 - Implementar a solução, 145
3.2.5 Etapa transversal - Avaliação na educação corporativa, 147

PARTE II - CASOS PRÁTICOS
4. Inovação na Fundação Dom Cabral, 158 - com Carolina Costa Cavalcanti
4.1 Apresentação geral da FDC, 161
4.2 Inovação nos processos de educação corporativa da FDC, 167
4.2.1 O movimento CEO Legacy, 167
4.2.2 O TREE Lab, 169
4.2.3 Xperience Room, 170
4.2.4 O DECK Design, 171
4.2.5 O Executive MBA, 173
4.3 O DI 4.0 na FDC, 179
4.3.1 Metodologias inov-ativas na FDC, 179
4.3.2 O DI centrado nas pessoas na FDC, 180

5. Inovação na Universidade Petrobras 184, - com Delmir Peixoto de Azevedo Junior
5.1 Apresentação geral da UP, 187
5.2 Contexto de aprendizagem na educação corporativa da Petrobras, 191
5.2.1 O papel do orientador didático, 192
5.2.2 O papel do docente, 193
5.3 A transformação digital no setor de Óleo & Gás e seu impacto nas competências requeridas, 193
5.4 Inovação nos processos de educação corporativa da UP, 194
5.4.1 Laboratório de Didática (LABDI), 197
5.5 Programa de inovação e transformação digital na educação corporativa 204
5.6 O DI 4.0 na UP, 210
5.6.1 Metodologias inov-ativas na UP, 211
5.6.2 O DI centrado nas pessoas na UP, 212

6. Inovação na Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad), 214 - com Osvaldo Nogueira
6.1 Apresentação geral da UniBrad, 217
6.2 A perspectiva da inovação na UniBrad, 220
6.2.1 Inovação nos processos de educação corporativa da UniBrad, 222
6.3 O DI 4.0 na UniBrad, 232
6.3.1 Metodologias inov-ativas na UniBrad, 233
6.3.2 O DI centrado nas pessoas na UniBrad, 233

ENCERRAMENTO, 236
Índice remissivo, 245
Referências, 267

Autores

Saraiva Autor PrincipalCarolina Costa Cavalcanti
Saraiva Autor (2)Andrea Cristina Filatro

Pergunte e veja opiniões de quem já comprou

LIVROS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

Coleção

LIVROS QUE VOCÊ PODE GOSTAR: