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Preço de capa: R$ 93,00Nosso Preço: R$ 34,40ou X de
Você economiza: R$ 58,60Número de Páginas | 288 |
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Numero da Edição | 1 |
Ano da Edição | 2019 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Todos os Autores | Marcos Bedendo |
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Sumario | CAPÍTULO 1. O branding como processo de gestão empresarial, 1
1.1 Os fatores da transformação do branding em um processo de gestão, 3 1.1.1 Alteração dos processos e do pensamento estratégico das organizações, 4 1.1.2 Aumento da competitividade, 7 1.1.3 A busca da diferenciação: da tecnologia às relações emocionais e simbólicas, 11 1.1.4 Alteração do foco do marketing transacional para o marketing de relacionamento, 15 1.2 Organização estratégica do branding, 19 1.2.1 Gestão tática da marca, 20 1.2.2 Gestão estratégica da marca, 23 CAPÍTULO 2. O processo de construção da marca: da estratégia à lembrança do consumidor, 27 2.1 A criação da marca, 30 2.2 Marcas: um breve histórico, 40 2.2.1 Origem do nome e funções rudimentares, 40 2.2.2 A Revolução Industrial e o surgimento da marca de produto, 42 2.3 Benefícios simbólicos da marca: origem e impactos, 44 2.4 Impactos da marca na sociedade, 47 CAPÍTULO 3. Elementos formadores do posicionamento: público-alvo e análise da concorrência, 51 3.1 Características do público-alvo, 53 3.2 Construção da definição de um público-alvo, 58 3.2.1 Fatores demográficos, 66 3.2.2 Fatores geográficos, 66 3.2.3 Estilo de vida e comportamentos, 66 3.2.4 Atitudes e opiniões, 67 3.2.5 Necessidades, desejos e motivações, 67 3.2.6 Comportamento de consumo, 67 3.2.7 Necessidades do consumidor para a categoria, 67 3.2.8 Relações pretendidas com a marca/categoria, 68 3.3 A descrição do público B2B, 68 3.3.1 Fatores demográficos, 69 3.3.2 Fatores geográficos, 69 3.3.3 Estilo de vida e comportamentos, 69 3.3.4 Atitudes e opiniões, 70 3.3.5 Necessidades, desejos e motivações, 70 3.3.6 Comportamento de consumo, 70 3.3.7 Necessidades da categoria do produto ou serviço para a empresa, 70 3.3.8 Relações pretendidas com a marca/categoria, 71 3.4 Análise da concorrência, 71 3.4.1 Análise de concorrência no branding: uma visão de curto e longo prazo, 72 3.4.2 Os objetivos da análise de concorrência com foco na marca, 82 CAPÍTULO 4. Construção da proposta de valor, 85 4.1 Construção dos modelos de valor percebido, 87 4.1.1 Custo monetário, 103 4.1.2 Custo de energia física, 104 4.1.3 Custo de tempo, 105 4.1.4 Custo psíquico, 105 CAPÍTULO 5. Definição do posicionamento, 117 5.1 Pontos de paridade e pontos de diferença, 120 5.1.1 Pontos de diferença, 121 5.1.2 Pontos de paridade, 124 5.2 Laddering, 129 5.3 Mapas perceptuais, 134 CAPÍTULO 6. A construção do significado das marcas, 139 6.1 Antropomorfismos: como as marcas ganham vida, 142 6.2 Um breve olhar sobre a vida das marcas na sociologia e antropologia, 145 6.3 Estratégia de branding cultural: definição de ideologia, códigos culturais e mitos, 148 6.4 Personalidade da marca, 155 6.4.1 Dimensões da personalidade da marca e impactos culturais na sua percepção, 156 6.4.2 Os relacionamentos como forma de construção da personalidade da marca, 160 CAPÍTULO 7. Desenvolvimento do sistema de identidade de marcas, 171 7.1 Influência dos aspectos culturais na marca, definição do propósito de marca e visão corporativa, 173 7.2 Construção do propósito pelo Golden Circle, 177 7.3 Modelos conceituais de identidade de marca, 181 7.3.1 Sistema de identidade de marca de David Aaker, 181 7.3.2 Outros modelos clássicos de identidade de marca: o Prisma da Marca, de Kapferer, e o Alvo de Posicionamento, de Kotler e Keller, 191 7.4 Um modelo conciliador de identidade de marca: o modelo de identidade estratégica de marca, 195 CAPÍTULO 8. Elementos de construção das marcas, 207 8.1 Elementos primários, 208 8.1.1 Nome da marca: a definição da verbalização da marca no mercado, 209 8.1.2 Logo, a representação visual elementar da marca, 213 8.1.3 Símbolos, personagens e metáforas visuais, 218 8.2 Elementos secundários: os códigos culturais usados para a construção de uma marca, 224 8.2.1 Celebridades ou porta-vozes, 224 8.2.2 País ou áreas geográficas, 225 8.2.3 Shows, festivais de música e eventos esportivos, 226 8.2.4 Licenciamentos, 226 8.2.5 Pontos de venda, 227 8.2.6 Prêmios, selos e certificações, 228 CAPÍTULO 9. Gestão do portfólio de marcas: extensão e fusão de marcas, 231 9.1 Avaliação da necessidade de manter marcas no portfólio, 234 9.2 O processo de fusão de marcas e suas implicações, 242 9.3 O processo de extensão de marcas e suas implicações, 245 9.3.1 Alguns critérios para extensões de marcas, 249 9.4 Opções de construção da arquitetura de marcas: marcas de endosso e submarcas, 256 9.4.1 Uso de monomarcas, 257 9.4.2 Uso de submarcas, 259 9.4.3 A submarca coimpulsionadora, 261 9.4.4 Marcas endossadas, 262 9.5 Marcas independentes, 265 Referências, 267 |
Saraiva Autor Principal | Marcos Bedendo |
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